ATLETAS DE FINAL DE SEMANA

                                                 
                                                 Atletas de final de semana


Esporte faz bem para todo mundo, independentemente do sexo, mas existe um hábito tipicamente masculino que, ao invés de colocar o corpo em ordem, traz riscos de lesões nos ossos e músculos e até problemas cardiovasculares: o esporte de final de semana.

Nenhum homem consegue compensar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares da semana com uma corrida na praia ou uma pelada com os amigos no sábado. Ao contrário, isso só exige mais do que corpo pode suportar.

O personal trainer Luiz Santos, diz que é “fundamental não começar nenhum tipo de atividade física sem ter em mãos um check up cardiológico, e certificar-se que não há lesões ortopédicas de acordo com o tipo de atividade física que irá praticar e, tão pouco, ignorar os conhecimentos em relação ao esporte que só um profissional pode passar”.

De acordo com o ele, a prática de esportes sem o devido cuidado pode acarretar problemas graves como lesões ortopédicas (fraturas, entorse, luxações), lesões musculares (distensão) e problemas cardiovasculares. O praticante deve monitorar seu perfil sanguíneo para identificar eventuais problemas cardíacos que ainda não tenha conhecimento.

É ilusão pensar que as horas gastas jogando futebol ou correndo no final de semana compensarão o tempo de sedentarismo da semana toda. O ideal é praticar algum tipo de atividade pelo menos quatro vezes na semana como exercícios aeróbicos, alongamentos e pesos ou fazendo caminhadas.

O problema está sobrecarga do organismo. Ele não está acostumado a realizar tanto esforço em um período tão curto. Isso pode levar a um aumento excessivo da pressão arterial, pois o músculo cardíaco está fraco por não ser exercitado diariamente. Os problemas cardíacos mais freqüentes são arritmia cardíaca e infarto agudo do miocárdio.

“Antes de iniciar qualquer atividade física é importante consultar um médico e realizar exames cardíacos e ortopédicos. A cada seis meses, fazer um monitoramento e certificar-se de que tudo está em ordem para a prática de esportes”, aconselha Luiz.

Segundo Luiz, o perfil mais comum desses atletas é que “estão acima do peso, sem condicionamento físico, trabalham muito durante a semana, não têm programação de atividade física, e fazem da atividade física um lazer praticado, geralmente, em grupo”.

“Em hipótese alguma, o atleta deve se esquecer de fazer aquecimento e alongamento antes e após os exercícios, sempre com orientação do profissional. Lembrando que o alongamento deve ser específico com a atividade que escolheu”, lembra o personal.

Em caso de caminhada e corrida, o atleta deve escolher bem o seu tipo de calçado. O tênis deve ter um bom sistema de amortecimento.

É importante conhecer e não exceder as limitações do corpo.

Fonte: www.papointimo.com.br

Site Médico

Site Médico